segunda-feira, 26 de julho de 2010

Anemia, definição, causas, tratamento e prevenção

Os valores de normalidade da hemoglobina variam com o sexo e a idade. Em indivíduos adultos (maiores que 16 anos) do sexo masculino, o limite inferior da normalidade é de 13,5 g/dL. Em mulheres adultas este valor é de 12,6 g/dL.

É muito importante lembrar que o termo anemia reflete tão somente o baixo nível de hemoglobina circulante, o que não firma o diagnóstico etiológico. Portanto, uma vez presente, é necessário seguir investigação para determinar qual a sua causa.

Sinais e sintomas:

São variáveis e dependem da gravidade do quadro, da sua velocidade de instalação e dos níveis de hemoglobina. Podem ocorrer:

* fadiga e fraqueza
* palidez cutâneo-mucosa (pele, conjuntiva)
* dificuldade de concentração
* vertigens e tonturas
* palpitações e taquicardia
* claudicação (dores nas pernas)
* dispnéia (falta de ar)
* inapetência ocorre frequentemente em crianças

O tratamento para anemia depende do seu tipo, causa e gravidade. Tratamentos para anemia podem incluir mudanças na dieta, suplementos alimentares, remédios ou procedimentos médicos.

Objetivo do tratamento para anemia

O objetivo do tratamento para anemia é elevar a quantidade de oxigênio que o sangue pode transportar. Isso é feito ao elevar a contagem de células vermelhas e/ou nível de hemoglobina. Outro objetivo é tratar alguma condição médica que esteja causando anemia.

Tratamento da anemia com mudanças na dieta e suplementos alimentares

Baixos níveis de vitaminas ou ferro no corpo podem causar alguns tipos de anemia. Esses níveis baixos podem ser devido à dieta pobre ou certas doenças e condições médicas. Para elevar os níveis de vitaminas ou ferro, o médico pode pedir mudanças na dieta ou suplementos alimentares de ferro ou vitaminas. Suplementos vitamínicos mais comuns para anemia são de vitamina B12 e ácido fólico. Algumas vezes é dado suplemento de vitamina C para ajudar na absorção do ferro.

Anemia e ferro

O corpo precisa de ferro para fabricar hemoglobina. O organismo pode absorver mais facilmente o ferro de carnes do que de vegetais e outros alimentos. Para tratar anemia, o médico pode sugerir comer mais carne, especialmente carne vermelha, assim como frango, peru, porco, peixe e mariscos. Excluindo as carnes, outros alimentos que são boas fontes de ferro incluem espinafre, amendoim, ovo, lentilha, feijão e frutas secas. O ferro também pode ser obtido em suplemento alimentar, geralmente combinado com multivitamínicos e outros minerais que ajudam na sua absorção.

Vitamina B12 e anemia

Baixos níveis de vitamina B12 podem ocasionar anemia perniciosa, a qual é freqüentemente tratada com suplementos dessa vitamina. Boas fontes de vitamina b12 incluem:
* Cereais matinais com adição de vitamina B12.
* Carnes como bife, fígado, frango, peixe e mariscos.
* Ovo e laticínios.

Ácido fólico e anemia

O ácido fólico (folato) é uma forma de vitamina B encontrada em alimentos. O corpo precisa de ácido fólico para fabricar e manter células novas. O ácido fólico é muito importante para mulheres grávidas, pois as ajuda a evitar anemia e a promover o crescimento saudável do feto. Boas fontes de ácido fólico incluem:
* Pão, massas e arroz com adição de ácido fólico.
* Espinafre.
* Ervilha.
* Ovo.
* Banana, laranja e outras frutas.

Vitamina C e anemia

A vitamina C ajuda o corpo a absorver ferro. Boas fontes de vitamina C são frutas e vegetais, especialmente frutas cítricas. Outras frutas ricas em vitamina C são manga, kiwi, morango, melão e melancia. Vegetais ricos em vitamina C incluem brócolis, tomate, repolho, batata e espinafre.

Tratamento da anemia com remédios

O médico pode prescrever remédios para elevar a quantidade de células vermelhas que o corpo fabrica ou para tratar uma condição médica que esteja causando anemia.

Procedimentos médicos para tratamento da anemia

Se a anemia for grave, pode ser necessário procedimento médico para seu tratamento. Entre os procedimentos médicos estão transfusão de sangue e transplante de células tronco.

Cirurgia para tratamento da anemia

Se o paciente tiver um sangramento causando anemia que ameace sua vida, pode ser necessária cirurgia.

Prevenção da anemia

É possível a prevenção de alguns tipos de anemia, especialmente aqueles causados pela falta de ferro ou vitaminas. Mudanças na dieta ou suplementos alimentares podem prevenir certos tipos de anemia. Tratar uma condição médica que possa causar anemia também é uma forma de preveni-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário