segunda-feira, 28 de março de 2016

Olho de peixe, o que é? como evitar? qual o tratamento?

Como Tratar e Evitar Olho de Peixe
Um dos problemas que mais incomodam muitas pessoas, sem dúvidas é o olho de peixe. Esse problema que acontece na região plantar dos pés, nada mais é que lesões hipertróficas, mas conhecidas como verruga plantar. Essas verrugas ganharam o nome de olho de peixe porque formam uma lesão dura com o aparecimento de um pontilhado escuro, que parece mesmo um olho de peixe.



Causas do Olho de Peixe

Como tratar olho de peixeEsse problema que causa verrugas na sola dos pés pode aparecer devido ao contato direto da região com o vírus HPV benigno. Esse problema é muito comum em crianças porque o sistema imunológico delas ainda estão se formando. No entanto, existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença.
Outro fator que influência no aparecimento das verrugas plantares é o estresse. Por isso, quem já sofre com o problema e quer evitá-lo, é fundamental controlar o estresse no dia a dia, mantendo um estilo de vida mais saudável praticando atividades físicas e seguindo uma alimentação mais saudável. Também é importante controlar a irritação e o nervosismo.
Além do estresse, o uso de alguns tipos de medicamentos fortes como antibióticos, por exemplo, podem reduzir a defesa do sistema imunológico, facilitando o aparecimento do olho de peixe nos pés, já que o organismo da pessoa fica com a defesa comprometida. Além disso, pessoas que sofrem de doenças que afetam o sistema imunológico também têm maiores riscos de contrair o vírus HPV e desenvolver o problema.


Como Tratar o Olho de Peixe

Antes de tudo, se a pessoa perceber os sintomas do olho de peixe que é caracterizado por uma elevação na pele, que forma uma pequena lesão arredondada amarelada e com um ponto preto no meio, é preciso procurar um médico. Um tipo de medicamento que é muito indicado para eliminar a lesão é o que contém o ácido acetilsalicílico em sua fórmula como o Duofilm Plantar. Esse medicamento reduz a espessura do olho de peixe e ajuda a remover as o vírus.
O tempo do tratamento para olho de peixe varia de acordo com cada pessoa e estado do problema. Na maioria dos casos, para eliminar as verrugas plantares os médicos receitam pomadas à base de ácido acetilsalicílico, já que esse tipo de medicamento é eficiente no combate as verrugas. No entanto, é preciso evitar que esse medicamento entre em contato com pele que não está contaminada para não correr o risco de piorar o problema. Por isso, a pomada só deve ser aplicada em cima da verruga. Além disso, a cura do problema leva alguns dias.
É preciso tomar cuidado para o problema não se agravar, por isso é importante fazer o diagnóstico axato antes de realizar qualquer tipo de tratamento. Portanto, não se deve realizar procedimentos em casa para remover a verruga. É fundamental o acompanhamento de um médico e de um tratamento adequado, pois o olho de peixe não tratado pode causar sérios ferimentos na pele, podendo provocar infecções.


Como Evitar o Olho de Peixe

Para prevenir esse problema, que aparentemente parece inofensivo, a principal recomendação é manter uma dieta saudável rica em frutas, verduras, legumes, e proteínas magras. A alimentação é importante para evitar o aparecimento do olho de peixe, pois ajudam a fortalecer o sistema imunológico e evitar a contaminação do vírus causador da doença.
Também é importante evitar o que para alguns pode ser hábitos naturais, pois esses locais podem causar a contaminação.

Confira abaixo o passo a passo para evitar a contaminação por olho de peixe:

1. Evite andar descalço especialmente em locais públicos e úmidos como piscinas e vestiários de clubes e academias.
2. Evite usar sapato emprestado de outras pessoas.
3. Não use sapatos sem meia.
4. Se aparecer um olho de peixe não fique cutucando com a mão, já que isso pode fazer com que o vírus espalhe.
5. Se tem alguém em casa com olho de peixe evite contaminação de outras pessoas não deixando essa pessoa sem meia e colocando spray de liso-forme nos sapatos depois de usar. Evite também banhos coletivos sem proteção de curativos ou chinelos.
6. Cuide bem da sua alimentação e da saúde como um todo já que a imunidade baixa é um fator que facilita a proliferação dos vírus.
7. Se tiver com uma lesão dolorida no pé procure primeiro um médico antes de tratar. Apesar dos medicamentos contra verruga plantar serem vendidos sem necessidade de receita é melhor ter certeza do diagnóstico. Muitas vezes olho de peixe pode ser confundido com calos ou com outras doenças que podem ser mais graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário